quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ano novo, novas possibilidades







Mais um ano está chegando ao fim. Época da abrir a janela da alma, renovar os conceitos, as esperanças, os planos e aquela famosa listinha de promessas para novo ano. Rever os erros, comemorar os acertos, perdoar, aprender, voltar para a academia, parar de fumar, mudar de emprego, fazer novos amigos, amar mais, ganhar mais, viver mais.

Bom...a essa altura da vida, todo mundo já sabe que nada muda, efetivamente, na virada da folhinha do calendário, né? Eu também sei. Mesmo assim, todo mundo espera que o ano que se inicia seja diferente do que o que passou.

Dizem que o conceito de loucura é fazer tudo sempre do mesmo jeito, esperando resultados diferentes. Quem é louco aí, levanta a mão!

Quer vida nova, mas não quer se mexer para isso? Lamento, mas seus sonhos vão ficar para o ano que vem, mais uma vez.

Entra ano, sai ano, e as mudanças vão continuar dependendo da gente mesmo, e não tem chororô que mude isso. Alguma mãozinha de fora pode ajudar, mas no fundo, quem muda a nossa vida é aquela pessoa que você vê quando olha no espelho.
Clichê, eu sei. Mas todo clichê tem um fundo de verdade.

Pois só em 2011 eu entendi. E isso me trouxe alguma sanidade (alguma, eu disse)...talvez maturidade, não sei...e acredito que finalmente aprendi a errar e aprender a não fazer tudo do mesmo jeito. Pode ser pouca coisa pra você, mas para mim, é uma evolução!

Assim como muita gente espera a segunda-feira para começar a dieta, outras tantas esperam a entrada do ano para mudar de vida. Ano novo, vida nova, dizem. Mas novo, como? Começar por onde? Poucos sabem mesmo o que querem, e outros aspiram bem menos do que o seu potencial revela. Talvez seja por isso que aquelas promessas e resoluções lá do primeiro dia do ano novo não vão adiante, pois só se cumpre uma tarefa quando se vê sentido nela.

Pois para os perdidões de plantão, aqui vai uma dica minha, se você me permite. Responda "O que você faria se tivesse certeza de que não iria falhar?" 


Se você respondeu "Ganhar a Mega Sena", você não entendeu a vida (e nem a pergunta), meu amigo. Ganhar a Mega Sena é desejo, não é possibilidade real. Risque da sua lista.
Veja a intenção da pergunta acima: ela não questiona o que você gostaria...e sim, o que você tem capacidade de realizar, mas tem medo de falhar. Desapegue do medo, e analise.

Quando tiver uma resposta coerente com a realidade, comece por ela a sua listinha de metas para o ano que vem. A partir daí, defina quais os passos necessários para que não fique só no mundo das idéias. Fica tudo muito mais claro quando as metas são possibilidades reais.

Mas também não esqueça de que é apenas uma lista. A vida sempre manda uma surpresinha, e às vezes é preciso reformular a listinha. Não se prenda cegamente, não perca a espontaneidade. Algumas mudanças são naturais e inesperadas, e não há planos que não precisem ser reformulados. Mantenha o foco na SUA felicidade.

Que venha 2012 com todas as doses de realidade, possibilidades, e mudanças! Eu tô pronta, já comprei uma agenda, aquele espumante bem docinho e minha calcinha amarela pro Reveillon e desejo, do fundo do meu coração, que todo mundo liberte as amarras do ano que termina, e comece o próximo com muito mais realizações do que com sonhos que morrem lá por Junho...



PS: Obrigada, 2011, por todas as possibilidades reais! 

4 comentários: