quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Heavy



Ontem foi o dia de ver os meus gordos. Não, não virei frequentadora das reuniões do Vigilantes do Peso (embora eu devesse).
Tô falando da série Heavy, que passa toda terça, às 21h, no A&E, canal 83 da NET (Não tem NET? Clica aqui e assiste).
A proposta da série é mostrar o cotidiano de obesos mórbidos durante um programa intensivo de 6 meses de tratamento para a perda de peso.
Aí você vai dizer: "ah, eu que não vou perder tempo assistindo um monte de gordo suado, chorando pra fazer exercício e matando por um Big Mc". Se você pensa assim, então nem precisa ler o resto desse post.

Tem muita gente que pensa que ser gordo (não é gordinho, é gooooordo, obeso, daqueles bem over size) é o caminho mais fácil. Ser magro, sim, que é difícil. Ser magro é se ter que se controlar, se privar das coisas boas da vida em prol da saúde e estética. Desde quando perder o controle é fácil???
Fora não ter controle sobre a hora de parar de comer, o gordo ainda tem limitações físicas (amarrar o próprio sapato, coisa básica, simples, que qualquer um faz desde os 6 anos, é tarefa impossível para obesos, por exemplo) e sofre com o preconceito.
Ih, lá vem ela discursar sobre preconceitos!

Mas é assim, meu filho! Por que você pode ser inteligente, bonito, simpático, engraçado, blá blá blá. Mas se você é gordo, você tá f*****. Prepare-se para virar ponto de referência. Prepare-se para ganhar apelidos maldosos. Prepare-se para se acostumar com a indiferença do sexo oposto. Prepare-se para enfrentar olhares de reprovação. Prepare-se para não conseguir empregos, namoradas, e até amigos...

A gordura alheia incomoda. Incomoda mais aos outros do que ao próprio gordo, muitas vezes.

Dizem que os gordos são infelizes. Nem todos(Você aí, magrela. Você é feliz?). E os que são, são, muitas vezes, por culpa dos que se incomodam com a barriga dos outros. Qual o grande problema dos magros com os gordos, afinal? Por que tanta repulsa?

Comecei a pensar muito nisso depois que li a coluna da Eliane Brum na revista Época (clica ali no link).
Quem me conhece sabe que de magra, não tenho nem o cabelo. E tive a sorte (?!) de nunca ter passado por preconceitos (pelo menos não que eu tenha reparado...).  Mas muita gente passa. E deve ser horrível. E saber que você provocou este tipo de sentimento em alguém faz a lembrança da risada que você deu do gordo que entalou na roleta do ônibus hoje perder toda a graça.

Mas enfim...assiste a Heavy e me conta. Se você, depois de assistir, se sentir mal em rir dos gordos, já vou ter cumprido a minha parte.


0 comentários:

Postar um comentário